Os Cadernos da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região – EMARF pretendem ser um veículo de disseminação e debate dos temas mais relevantes suscitados na reflexão jurisfilosófica contemporânea. A orientação dominante serão as diretrizes gerais do método e da atitude fenomenológica husserliana, sem exclusão de quaisquer outras tendências que enriqueçam o esclarecimento de questões cruciais atinentes aos fundamentos da vida jurídica e histórico-social. Estamos começando com um número dedicado a Fenomenologia e Direito, tema que só nestes últimos anos vem despertando a atenção dos juristas, graças aos esforços isolados de alguns estudiosos que vêm descobrindo a fertilidade do pensamento fenomenológico no campo das ciências do espírito em geral e, notadamente, na investigação jurisprudencial. A nossa preocupação será com origens, raízes, princípios, essências e fundamentos que contribuam para nos revelar os sentidos da técnica e a finalidade da ação humana num mundo dominado pelo relativismo nihilista.
É indispensável reconhecer que a idéia desta publicação partiu do Desembargador André Fontes que doutorou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com uma alentada tese sobre a idéia de objeto em Husserl e Meinong.
A programação editorial destes Cadernos é da responsabilidade do Seminário de Filosofia Jurídica e Política do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, coordenado pelo Prof. Dr. Aquiles Côrtes Guimarães, em colaboração com a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF.
O Conselho Editorial